Mais um golpe envolvendo mensagens de WhatsApp tem causado dor de cabeça para muita gente. De acordo com a PSafe, empresa de monitoramento, desta vez, uma oferta falta de cupons no valor de R$ 100 para consumo no iFood tem circulado pelo aplicativo de conversa. Da mesma forma como já aconteceu com golpes envolvendo outras empresas, os criminosos usam o nome do iFood para enganar os usuários. As informações são do portal TecMundo.
Aplicativo informa em quantos minutos ônibus deve chegar na parada
Segundo a análise feita pelo PSafe, em menos de 48 horas já foram identificados 86 mil ciberataques envolvendo os links de phishing da falsa promoção. Entretanto, a análise só considera os usuários que possuem anti-phishing instalado no smartphone. Isso significa que o número de vítimas do golpe deve ser ainda maior.
COMO FUNCIONA O GOLPE
Ao clicar no link (veja acima) que é enviado por mensagem, a vítima precisa responder uma pesquisa antes do acesso ao cupom. Depois disso, o usuário é levado para uma página onde é incentivado a compartilhar a mesma mensagem com todos os amigos e grupos do WhatsApp.
Estudantes criam aplicativo para pedir fotocópias
Para não cair em ameaças como essa, é preciso adotar medidas de segurança, como checagem de links recebidos, que pode ser feito clicando aqui, além de utilizar soluções de segurança que disponibilizam a função anti-phishing, como o dfndr security. Desconfiar de mensagens que pedem o compartilhamento com amigos para ganhar alguma coisa também é importante.
O QUE DIZ A EMPRESA
Em nota, o iFood pede para que os usuários não cliquem na mensagem enviada e reforça que os únicos canais de comunicação oficial com os clientes do aplicativo são feitos por meio do próprio app.
Leia a nota na íntegra:
"O iFood esclarece que a mensagem que está sendo disseminada pelas redes sociais oferecendo um cupom de R$ 100 é falsa. A empresa recomenda que os usuários ignorem a mensagem, que pode conter vírus, e reforça que os únicos canais de comunicação oficiais com os clientes são por meio da plataforma (push), e-mails, site oficial e WhatsApp business, identificado com o selo verde de conta verificada nas informações de contato. O iFood - líder de delivery de comida online - tem como propósito tornar a alimentação mais prática e prazerosa, e um de seus principais valores é o cliente. A empresa está apurando o caso internamente e vai tomar as medidas cabíveis. A companhia reforça que a transparência e o respeito aos seus clientes e funcionários estão em suas prioridades e se coloca à disposição para qualquer dúvida adicional."